Novo polo nacional de celulose, Ribas do Rio Pardo recebe obras em rodovias estaduais que vão integrar a região, reduzir o caminho entre as cidades vizinhas, como Camapuã e ainda promover desenvolvimento. Esses investimentos que chegam a quase R$ 300 milhões do Governo do Estado, buscam qualificar a infraestrutura, melhorar o escoamento e dar segurança ao tráfego local.
Saindo do perímetro urbano de Ribas rumo a Camapuã, o Governo do Estado está promovendo a pavimentação de 12,18 km da MS-357, no valor de R$ 32,5 milhões. A obra segue em pleno vapor, com 32,79% dos trabalhos concluídos. Neste momento as atividades no local são de terraplanagem e base.
Faltam apenas 4,6 km para concluir esta tarefa (terraplanagem e base), para depois iniciar a capa de asfalto. No caminho também está sendo construída uma ponte sobre o Rio Pardo. Quando foi anunciada a obra foi muito comemorada pelos ruralistas que moram neste trecho e sofrem com muita poeira e lama na época de chuva. Já sofreram muitos transtornos e prejuízos com a situação da estrada.
Outro ganho será para as pessoas que desejam seguir a Camapuã e podem iniciar por este caminho o novo percurso à cidade vizinha. A valorização das propriedades faz parte do combo de benefícios, que ainda tem uma nova rota de transporte de grãos, madeira e até pecuária de corte. Esta obra termina no entroncamento com a MS-338.
“Essas rodovias são de extrema importância para o escoamento da produção da região. Investindo nessas ligações rodoviárias, o governo atende o setor das florestas e também da agropecuária, que geram emprego e renda para a população”, destaca o secretário Helio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
Integração regional
Descendo de Camapuã rumo a Ribas do Rio Pardo, começa a obra na MS-338, que prevê a pavimentação de 111,5 km, em dois lotes, que somados chegam a mais de R$ 250 milhões de investimento. Integração regional, que encurta caminhos e leva segurança ao trafego.
O primeiro lote sai do entroncamento da BR-060, em Camapuã, e desce pela MS-338 por uma extensão de 45,30 km. Neste trecho 88% dos trabalhos já foram concluídos, chegando na fase final das atividades. Maior parte do caminho já está com a pavimentação pronta e faltam poucos detalhes para sua finalização.
O segundo (lote) são mais 66,26 km do entroncamento com a MS-245 até a MS-357, onde vai se encontrar com a outra obra do Governo citada acima. Neste trecho são mais 66,26 km de pavimentação. Uma parte do percurso já está asfaltado e neste momento estão sendo feitas obras de terraplanagem.
As obras são executadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
Fábio Martins de Oliveira tem um estabelecimento comercial na MS-338, no meio do percurso do “lote 2”, próximo a cidade de Ribas do Rio Pardo. Ele conta que o movimento cresceu muito desde o início da obra e que a expectativa é de melhorar ainda mais quando os trabalhos forem concluídos.
“Estou há dois anos em Ribas e começamos com o bar no ano passado. Aumentou muito nosso movimento com a obra e vai melhorar cada vez mais. São clientes de manhã, tarde e até a noite. Quando o asfalto tiver pronto vai descer gente da região norte, São Paulo e Três Lagoas. Estamos confiantes”.
Ele lembra que já viu muitos carros “sofrerem” no caminho, devido o terreno arenoso da região. “Com a obra pronta vai acabar estes problemas, vai ficar muito bom seguir por este caminho”.
O governador Eduardo Riedel tem como foco promover a integração regional, com obras de infraestrutura e logística que possam impulsionar a economia local, dar segurança viária e ajudar no escoamento da produção. Assim promover uma gestão próspera e inclusiva, pensando no bem-estar das pessoas.
“O Estado só vai crescer, se os municípios crescerem juntos. Nossas obras de infraestrutura nas rodovias estaduais vão continuar, para qualificar a logística, contribuir com o desenvolvimento regional e dar mais segurança para quem trafega no local. Esta é uma das nossas prioridades”, afirmou o governador.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende