Publicado em 30 out 2025 • por Alexsandro de Oliveira Nogueira •
O pátio da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira, um evento alusivo ao “Dia do Servidor Público”, comemorado anualmente no dia 28 de outubro. A iniciativa, promovida em conjunto pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog) e e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), reuniu os servidores das duas instituições, proporcionando momentos de confraternização, reconhecimento e troca de experiências. Atualmente, a Seilog conta com a colaboração de 114 servidores, enquanto a Agesul emprega 576 profissionais, todos dedicados à melhoria da infraestrutura e serviços prestados à população.
Durante o encontro, depoimentos emocionantes destacaram a dedicação e o orgulho em servir ao Estado. Cláudia Regina Frigeri Santana, servidora com mais de 40 anos de carreira na Agesul, lembrou as transformações que acompanhou no órgão: “Trabalhar aqui me emocionou muito, porque cresci junto com o órgão e vi o quanto nosso trabalho faz diferença para a sociedade.
Já Danton Almeida Cardoso, que iniciou como menor aprendiz e hoje é fiscal de obras, ressaltou a importância da Agesul em sua trajetória: “Recolhi muitas lições aqui. Foi nesse local que decidi minha carreira como engenheiro civil. Cada etapa vivida na secretaria representa uma realização”.
O diretor da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores, reforçou o papel essencial dos servidores: “As entregas e o trabalho aqui são feitos por vocês. A gestão facilita, mas quem faz acontecer são os servidores. Esse momento é par agradecer e valorizar cada um”
Para o secretário de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho, cada obra é resultado do empenho dos servidores: “Cada rua pavimentada, cada estrada, cada obra só é possível graças à dedicação de vocês. Muito obrigado pelo empenho e comprometimento de cada um”.
Os servidores Mayra Cavalheiro e Fabrício Braga, responsáveis pela organização do evento destacaram que a iniciativa nasceu do desejo de aproximar equipes e reconhecer o empenho de cada profissional: “Queríamos proporcionar um momento de integração e agradecimento, celebrando quem faz o trabalho acontecer todos os dias”, frisou Mayra.
Já Fabrício ressaltou o clima de união e alegria que marcou a comemoração: “Foi uma oportunidade de compartilharmos experiência e convivermos com os colegas de forma leve e descontraída”.
O evento foi marcado por um clima de gratidão e reconhecimento, reforçando a importância do servidor público na construção e manutenção de uma infraestrutura eficiente, capaz de transformar a vida da população de Mato Grosso do Sul.
A origem das comemorações
O funcionalismo público no Brasil tem suas origens no início do século XIX, com a chegada da família real portuguesa em 1808, quando foram criadas as primeiras estruturas administrativas e cargos voltados à gestão do Estado. Desde então, a figura do servidor público passou a simbolizar o compromisso com o desenvolvimento e o bem comum da nação.
Décadas depois, em 1943, o então presidente Getúlio Vargas instituiu oficialmente o ‘Dia do Funcionário Público’, reconhecendo a importância desses profissionais para o país. Já em 1990, estabeleceu o regime jurídico único dos servidores públicos federais, a expressão “funcionário público” foi substituída por “servidor público”, termo que traduz com mais fidelidade o sentido de servir à sociedade.
Alexsandro Nogueira – comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro







