O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog), Guilherme Alcântara de Carvalho, participou ontem (27) da Sessão Solene de outorga da medalha “José Francisco de Lima”, alusiva aos 45 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS). Durante a cerimônia, realizada na Assembleia Legislativa, ele ressaltou o impacto da engenharia no desenvolvimento do Estado e destacou os investimentos em infraestrutura como motores de progresso econômico e social.
Em seu discurso, o secretário elogiou o trabalho de engenheiros e técnicos que, ao longo das últimas décadas, têm contribuído para transformar o Estado em referência no cenário nacional. “Um compromisso com o futuro de Mato Grosso do Sul e todos aqueles que fazem da nossa terra um exemplo de crescimento e progresso. As realizações nos mostram que a engenharia não é só construção de pontes, estradas e edifícios e sim de sonhos. Reconheço também o papel do Crea-MS. A história de Mato Grosso do Sul se confunde com a história do Crea. Um agradecimento especial a todos os engenheiros e técnicos. Vocês são arquitetos de um Estado que não para de crescer, sempre em direção a modernização”, ressaltou.
O evento, que homenageou engenheiros, também foi uma oportunidade para o secretário reforçar as metas do governo estadual. Segundo Alcântara, as obras de recuperação e pavimentação de rodovias e os investimentos em infraestrutura urbana e rural têm sido essenciais para fortalecer a integração regional e impulsionar o escoamento da produção agroindustrial.
“Estamos pavimentando o futuro de Mato Grosso do Sul, não apenas com obras físicas, mas com inovação tecnológica e ações que criam oportunidades e melhoram a qualidade de vida da nossa população, mantendo nosso Estado em na rota de crescimento sustentável e inclusivo. Esse é o compromisso do governador Eduardo Riedel, e é uma honra fazer parte desse projeto”, declarou.
O CREA-MS, fundado em 1979, foi destacado pelo secretário como um pilar do progresso técnico e ético do Estado, sendo responsável por garantir a qualidade e a segurança de projetos que têm redesenhado o mapa do desenvolvimento regional.
Homenagem
O engenheiro José Francisco de Lima, que faleceu em junho de 2021 devido a complicações da Covid-19, foi homenageado postumamente pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a entrega da reprodução da Resolução 1/2022. A medida institui a medalha e o diploma de Honra ao Mérito Legislativo no âmbito do parlamento estadual.
A entrega foi feita pelo deputado Renato Câmara aos familiares do engenheiro durante cerimônia realizada na Casa de Leis.
José Francisco de Lima era professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG). Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT. Na época de seu falecimento, atuava como professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A homenagem reconheceu sua contribuição para a formação de engenheiros no Estado e seu papel no desenvolvimento do ensino superior em Mato Grosso do Sul.
Texto: Alexsandro Nogueira, comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Flávio Henrique – ALEMS