A manhã desta sexta-feira (7) foi marcada por emoção e reconhecimento na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog), onde servidoras foram homenageadas em uma cerimonia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 08 de março. Em um momento de confraternização, o evento destacou a importância do papel feminino no setor público e a trajetória de profissionais que contribuem para o crescimento e a eficiência da gestão estadual.
O secretário da pasta, Guilherme Alcântara de Carvalho fez questão de enaltecer o esforço e a dedicação das mulheres que atuam na Seilog e Agesul. Durante sua fala, ele elogiou o trabalho desempenhado pelas 158 servidoras e seu papel fundamental na gestão eficiente das políticas de infraestrutura do Estado.
“Quero expressar minha imensa satisfação por estar aqui com vocês. É notável a energia e a dedicação que cada uma traz para esta Secretaria. Vocês realmente fazem a diferença. Gostaria de expressar meu reconhecimento pelo trabalho que cada uma realiza aqui e reiterar nosso compromisso em apoiá-las da melhor forma possível”.
Ele também prestou homenagem a Ana Maria Alves de Oliveira Lopes, servidora pública de 68 anos, que trabalha no setor de Recursos Humanos da secretaria desde 1981. “Fiquei impressionado ao saber que temos uma funcionária que está aqui há tanto tempo. Ela já passou por diversos governos, viu muitas mudanças e segue com esse entusiasmo contagiante no trabalho”, afirmou Alcântara.
A servidora, por sua vez, compartilhou sua experiência e destacou as transformações que presenciou ao longo das décadas. “O papel da mulher evoluiu bastante no serviço público. Hoje, estamos mais atentas às mudanças que o mundo nos oferece. No passado, enfrentamos muita resistência para sermos respeitadas. Hoje, há mais reconhecimento e compreensão sobre a nossa função”, afirmou Ana Maria.
O secretário também ressaltou a importância da data como um marco para a igualdade e os direitos das mulheres. “Menos de cem anos atrás, vocês não podiam votar. No esporte, já houveram gestos de coragem em que atletas precisaram se disfarçar de homens para correr uma maratona. Embora recentes, essas conquistas precisam ser celebradas. Mais do que isso, é essencial continuarmos lutando pela paridade política, social e econômica. Somos todos seres humanos e os dois gêneros devem ser pares da mesma causa”, concluiu.
O evento reforçou a valorização das servidoras da Seilog e a importância de reconhecer suas contribuições para o funcionamento da secretaria e do governo estadual. Em um ambiente de celebração, a homenagem foi um forte lembrete do papel essencial que cada mulher desempenha na construção de uma sociedade mais moderna, inclusiva e igualitária.
Alexsandro Nogueira – assessoria de comunicação da Seilog
Fotos: Chico Ribeiro