Servidores da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) começaram a quarta-feira (21) de trabalho de maneira diferente: se exercitando.
O início do expediente no prédio da Infraestrutura do Estado foi marcado pela aula inaugural do projeto piloto de ginástica laboral, realizada em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Estado).
Proposto pelo servidor Heber Vilela, do Esporte do Estado, o projeto foi o vencedor, no ano passado, do XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, no eixo social. A ideia é que as aulas sejam levadas para todos os órgãos do Governo do Estado, como fundações, autarquias e secretarias.
“Atividade física é fundamental. Com ela, os servidores estarão bem no dia a dia. Tenho certeza que esse projeto vai contribuir com o trabalho”, afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges. “A iniciativa vai gerar qualidade de vida para os servidores e melhorar a produtividade no serviço”, completou o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon.
Benefícios
Realizada com frequência, segundo estudos, a ginástica laboral contribui com a redução de dores, lesões, má postura e estresse. Além disso, melhora a disposição no trabalho, diminui o cansaço, aumenta o clima de amizade, promove o espírito de grupo e fortalece a união no ambiente de trabalho. Também aumenta o comprometimento.
Os participantes da aula inagural aprovaram a ideia. “Para nós será ótimo. Vai reduzir o número de pessoas com problemas na coluna e dores em geral. É uma proposta que veio a calhar, já que melhora a saúde do servidor”, disse o gerente de Projetos e Orçamento de Empreendimentos Civis, Adanilto Junior. “Será uma forma de alongar, desestressar e também de interagir com os colegas”, falou a chefe de divisão da Diretoria de Empreendimentos de Infraestrutura Urbana da Agência, Elizabete da Silva.
A aula inaugural do projeto piloto de ginástica laboral foi organizada pelo Comitê de Aplicação de Gestão e Governança da Agesul. O professor que passou as atividades foi o servidor Jackson Teófilo, que é formado em Educação Física.
Bruno Chaves, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro