Campo Grande (MS) – “O asfalto é uma luta antiga, um sonho que se torna realidade. Ele representa mais qualidade de vida para os trabalhadores”. A declaração é de Moisés Júnior, gerente geral de uma indústria de embutidos no Núcleo Industrial Sul “José Augusto Malgarin Buzata – Guto”, em São Gabriel do Oeste – a 137 quilômetros de Campo Grande, na região Centro Norte de Mato Grosso do Sul.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira (11.2), durante a autorização do governador Reinaldo Azambuja de repasse de recursos para a Prefeitura de São Gabriel do Oeste fazer a pavimentação do acesso ao núcleo. Moisés Júnior explicou que cerca de 600 veículos vão para a empresa todos os dias. A indústria de embutidos produz 12 toneladas por dia de hambúrguer, linguiça e salame, entre outros. Os produtos abastecem mercado interno e são exportados para Hong Kong e Ucrânia.
Proprietário de um frigorífico em São Gabriel do Oeste, Rogério Comarella, também falou da importância do investimento. “As duas maiores empresas do núcleo industrial têm mais de 2,2 mil funcionários. A pavimentação facilita a vida dos trabalhadores e colabora para o crescimento da cidade”.
A obra já foi licitada pela prefeitura. Será pavimentada uma área de 40.289,44 m² de via paralela à rodovia BR 163. Os recursos são do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado (Fadefe/MS). Entre as empresas beneficiadas diretamente com o asfalto estão a Aurora Alimentos, Ferticel (de Adubos e Fertilizantes) e o Frigorífico Boibras. No município, o setor industrial tem papel principal na geração de empregos e na economia da região.
“A ordem de serviço dessa perimetral que liga o anexo ao núcleo industrial potencializa emprego, oportunidades e possibilita novas exportações. São mais de R$ 2 milhões conveniados do Governo do Estado com a prefeitura de São Gabriel do Oeste para fazer essa obra”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
O prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, afirmou que além de gerar muitos empregos, as indústrias levam o nome de Mato Grosso do Sul para países da Europa e da Ásia. “E nós temos espaços para ainda mais empresas neste núcleo industrial”, acrescentou. O novo presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa, também elogiou o investimento. “A obra mostra a preocupação do Governo do Estado com a lógica do emprego e da exportação. Funcionários vão trabalhar com mais tranquilidade e a obra vai permitir que algumas empresas trabalharem com exportação”.
O governador Reinaldo Azambuja também vistoriou a obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais na Avenida Getúlio Vargas e na Rodovia SGO-217, no acesso Parque de Exposições, e à obra de construção e instalação da unidade de Corpo de Bombeiros Militar. É a primeira vez que ele visita a cidade após a reeleição.
Participaram ainda dos eventos os secretários especial Sérgio de Paula e de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson do Amaral; deputado Gerson Claro; além de prefeitos e vereadores de São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Camapuã, Figueirão, Rio Verde e Rio Negro.
Paulo Fernandes e Bruno Chaves
Fotos: Chico Ribeiro