A sexta-feira começou de forma especial e envolvente para cerca de 150 servidoras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). O dia de trabalho dessas mulheres começou com uma palestra em celebração ao Outubro Rosa, que destacou o poder transformador da prevenção e o compromisso com o autocuidado. Em um ambiente repleto de empatia e conscientização, as participantes foram acolhidas e orientadas sobre a importância de cuidar da saúde das mamas, e especialmente, de não se deixarem em segundo plano diante das obrigações do cotidiano.
A médica Thaís Regina Daltoé Inglez, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, regional Mato Grosso do Sul, abriu o evento com informações essenciais sobre a prevenção do câncer de mama. “Sabemos da rotina corrida das servidoras e da dificuldade, muitas vezes, de sair do ambiente corporativo para cuidar da saúde. Trazer essa ação para dentro do local de trabalho faz toda a diferença. Se conseguirmos plantar uma sementinha, levar um conhecimento que impacte uma mulher a fazer seus exames, e salvar uma vida, já vale a pena”, destacou a médica.


Para a Dra. Thaís, o autocuidado vai além do autoexame: “É ter uma rotina saudável, praticar atividades físicas, alimentar-se bem e fazer os exames preventivos regularmente. Isso inclui uma atenção contínua consigo mesma. ” Esse compromisso com o bem-estar integral é uma das armas mais importantes na luta contra o câncer de mama e foi reforçado com a conscientização promovida pelo Outubro Rosa.

O relato de Elenira Ribeiro da Silva, servidora da Agesul, enaltece a iniciativa de abrir espaço para esse debate no ambiente de trabalho. “Nós, mulheres, temos um senso de responsabilidade muito grande com a família, o trabalho, e muitas vezes, abdicamos de nós mesmas. Esse evento nos sensibiliza a cuidar mais de nós, a nos priorizarmos. Felizmente, não tenho casos de câncer de mama na minha família, mas tenho amigas que superaram essa dor por conta do autocuidado. Eu me cuido, e acredito que todas devemos nos cuidar também”, enfatizou.

A gerente de Atenção Oncológica e Cuidados Paliativos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Michele Martins Nogueira, compartilhou os esforços do governo para enfrentar o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres. Michele apontou que a SES tem trabalhado diretamente com os municípios para organizar o diagnóstico precoce nas unidades de saúde e rastrear mulheres para exames de mamografia. “Ainda temos o desafio de aumentar o diagnóstico em tempo oportuno. O Outubro Rosa desperta muitas mulheres para fazerem seus exames de rotina, e isso é essencial para salvar vidas”, comentou Michele.

O encontro foi marcado pelo depoimento comovente de Roseli Ortega, servidora da Agesul, que encontrou na prevenção o caminho para a cura. “Descobri o câncer de mama graças ao autoexame e ao autocuidado. Fiz o tratamento adequado e hoje estou curada. A prevenção é primordial, e é essencial que cada mulher se comprometa a fazer seus exames regularmente”, contou Roseli que hoje está livre da doença e inspira outras mulheres a seguirem seu exemplo.



A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, também esteve presente e fez um apelo direto às servidoras: “Enquanto houver uma mulher que não tenha acesso ou conhecimento sobre a prevenção, o Outubro Rosa precisa existir. Muitas mulheres colocam a saúde em segundo plano para cuidar dos outros. Para cuidarmos dos outros, precisamos, antes de tudo, cuidar de nós mesmas”, enfatizou.

O secretário Guilherme Alcântara, em apoio à campanha, reforçou a importância da conscientização para que as servidoras da Seilog e Agesul cuidem de si mesmas. “A conscientização é recente, temos uma campanha que começou na década de 90, mas a prevenção é algo que pode e salva vidas”, comentou.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que convida todas as mulheres a se cuidarem, a buscarem o diagnóstico precoce e a valorizarem a vida. Cuidar de si mesma é, também, um ato de amor por quem está ao redor.
Luiz Octávio da Silva Chiarello, secretário-adjunto da Seilog, Mauro Azambuja, diretor-presidente da Agesul, Jaime Pimentel Junior, superintendente de Administração e Eliônidas Delboni, chefe de gabinete da Seilog também prestigiaram o evento em alusão ao Outubro Rosa.






