A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) reabilitou um reservatório de 350m3 apoiado de concreto na cidade de Paranaíba, cujas obras ocorreram entre dezembro de 2022 e março deste ano.
Com o serviço, a reservação da localidade está em 3.650 m³.
Para isto, a companhia adotou uma tecnologia altamente eficiente no mercado de saneamento. Pela primeira vez, foi utilizado o método de manta de PVC homogênea para impermeabilização de reservatórios e tanques de água potável.
A impermeabilização com manta de PVC-P oferece um desempenho e durabilidade superiores em comparação aos sistemas tradicionais de manta asfáltica aderidos pelo calor.
De acordo com a diretoria da empresa, sua alta resistência ao alongamento, tração e rasgamento garante uma proteção efetiva contra vazamentos e infiltrações, preservando a qualidade da água armazenada.
Inovação
Essa inovação tecnológica, de acordo com a diretoria da Sanesul, trouxe vários benefícios para a cidade de Paranaíba. A reabilitação do reservatório não apenas aumentou a capacidade de armazenamento de água potável, mas também proporcionou uma solução mais eficiente e duradoura.
Além disso, a instalação da manta de PVC-P não requer intervenções destrutivas extensas, o que minimiza os impactos nas estruturas existentes.
Esse processo é mais prático e seguro, pois não envolve o uso de lança-chamas e não gera gases tóxicos provenientes do amolecimento do asfalto. A mão de obra especializada garante a correta aplicação do sistema, assegurando sua eficiência e longevidade.
O engenheiro Elthon Santos Teixeira, Gerente de Desenvolvimento Operacional (GEDEO) da Sanesul, disse que a reabilitação do reservatório teve um impacto positivo na disponibilidade de água na localidade.
“Quando foi feita a reabilitação do reservatório aumentou a disponibilidade de água reservada na localidade, o que significa que nos momentos de maior consumo a gente tem mais água para atender independente da produção e, também, numa eventual parada do sistema de produção a gente tem mais tempo do sistema abastecido para poder tomar alguma medida para fazer uma manutenção. Então, reduz o impacto sobre a população em casos de paralisações”, explica.
Outro ponto importante que o engenheiro destaca é a rapidez e a facilidade de instalação da manta em comparação com outros métodos de impermeabilização.
Segundo ele, enquanto outros processos podem exigir rasgos e intervenções estruturais complexas, a aplicação da manta é muito mais simples, não tem, por exemplo, que esperar tempo de cura e a durabilidade é muito maior.
A escolha desse método de impermeabilização é pioneira na região e demonstra o compromisso da Sanesul em adotar soluções avançadas no setor de saneamento.
Com a ampliação da capacidade de reservação de água potável, a cidade de Paranaíba está melhor preparada para atender às demandas da população, garantindo um abastecimento contínuo e confiável.
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, essa iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida dos moradores.
O dirigente reafirma seu compromisso em oferecer serviços de excelência no setor de saneamento, buscando sempre a adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis para melhor atender às necessidades da população dos 68 municípios atendidos pela estatal, conforme o planejamento estratégico estabelecido pelo governador Eduardo Riedel.
Comunicação Sanesul