Com 1.973,1 quilômetros de extensão, a ferrovia Malha Oeste atravessa os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo até fazer conexão com a Malha Paulista, que possui ligação com o Porto de Santos (SP), um dos principais pontos de saída da produção brasileira para o mercado exterior. No estado sul-mato-grossense são XXX quilômetros de ferrovia.
O traçado da ferrovia inicia em Corumbá (MS) e segue até Mairinque (SP), tendo um ramal de Campo Grande (MS) até Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai.
A via férrea foi concessionada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a empresa ALL (América Latina Logística), atual Rumo. A concessão teve início em julho de 1996 e possui prazo de 30 anos – com validade até 2026. Entretanto, em julho de 2020 a empresa protocolou no órgão federal o pedido de devolução da concessão.
Atualmente, a ANTT executa um projeto de relicitação da estrada de ferro.
As principais cargas transportas pela Malha Oeste são minério de ferro, celulose, produto siderúrgico, ferro gusa, etanol e manganês.
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.