Importante parceira institucional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e uma das cidades-polo da região sul, Naviraí terá investimento de mais de R$ 19,9 milhões em obras de expansão da rede de esgoto, o que contribuirá para consolidar ainda mais o seu conceito de núcleo de atração e de difusão socioeconômica do Estado.
A ordem de serviço foi assinada no último dia 3 de abril pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.
Com recursos do FGTS, com contrapartida financeira da Sanesul, via Programa Avançar Cidades, o valor total do investimento é de R$ 19.956.500,00.
O contrato prevê a implantação de 60.861,57metros de rede coletora, 3.477 ligações domiciliares e 2 unidades de Estação Elevatória de Esgoto Bruto.
Pelo contrato, o prazo para conclusão das obras no município é de 24 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Ao garantir o acesso a serviços básicos de qualidade, como o saneamento básico, o governo de Mato Grosso do Sul está investindo no bem-estar da população e criando condições favoráveis para o crescimento econômico da região.
O governo de Mato Grosso do Sul, ao qual a Sanesul é vinculada, tem se mostrado bastante comprometido em se antecipar às regras estabelecidas pelo novo marco legal do saneamento básico, que fixa prazo até 2033 para a universalização do sistema de água e esgoto.
Nesse sentido, as obras de saneamento em Naviraí representam mais um passo importante nessa direção.
A previsão da ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Meio Ambiente), da Sanesul, é que ao final dessas obras, a cidade alcance 60% da área de cobertura do esgoto, ficando cada vez mais próxima da meta da universalização, almejada pelo governador Eduardo Riedel e pela direção da estatal.
Para Renato Marcílio, é importante ressaltar que a iniciativa de investir em saneamento básico não só traz benefícios imediatos para a população local, mas também tem impactos positivos a longo prazo, não apenas em Naviraí, mas nos 68 municípios onde a Sanesul mantém a concessão dos serviços públicos.
“Com o tratamento adequado do esgoto, é possível evitar problemas de saúde pública e preservar o meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, atesta o dirigente.
Comunicação Sanesul