A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) autorizou a execução de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município de Ribas do Rio Pardo.
Com investimento de R$ 935 mil, a obra prevê a implantação de 4.103, 95 metros de coleta de esgoto e 311 ligações de rede de esgoto doméstico.
A ordem de serviço para início da obra foi assinada no dia 6 deste mês pelo diretor-presidente Renato Marcílio e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.
Pelo contrato firmado, a empresa responsável pelo empreendimento terá prazo de seis meses para execução dos serviços de saneamento na cidade, que fica distante 103 quilômetros de Campo Grande, contados a partir da assinatura da ordem do serviço.
Os serviços a serem executados em Ribas do Rio Pardo incluem recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) com contrapartida financeira da Sanesul como parte do Programa Avançar Cidades.
Atualmente, a área de cobertura do esgoto no município é de 87,20%, segundo a ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente), da Sanesul.
A proposta da Sanesul, por determinação do governador Eduardo Riedel, é avançar cada vez mais para atingir a meta da universalização do esgotamento sanitário nas 68 cidades onde a companhia de saneamento mantém a concessão dos serviços públicos.
A ideia é que Mato Grosso do Sul se antecipe às normas estabelecidas pelo novo marco legal do saneamento (lei 14.026/20).
As regras estabelecem metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.
Comunicação Sanesul